Filmes Recomendados:

Em Terapia

Baseada em uma série israelense de sucesso, “In Treatment” é um drama que mostra a vida de um terapeuta tentando lidar com os problemas dos seus pacientes, e os seus, difíceis de lidar, fazendo um questionamento sobre o valor de seu trabalho e da validade e evolução prática da psicanálise na atualidade. A série tem 43 episódios (de meia-hora), com 5 exibidos por semana, um em cada dia e cada episódio dedicado especificamente a um paciente.

Clicar aqui.

 

Ha Tanto Tempo Que Te Amo

 

 Filmes sobre a perda e a recuperação da vida pós a derrota para a morte são dolorosos, necessários e com sorte e criatividade indispensáveis.
A Morte, a grande vilã de tudo e todos, aparece como uma cruel companheira, sorrateira e pronta a destruir aquele que amamos, como se não bastasse apenas sumir com ele. A morte interna, nossa de cada dia, também está lá, nos personagens coadjuvantes, nas metáforas presentes no filme.

 

Maldade

 

Law & Order: Special Victims Unit, episódio sobre adolescentes, envolvendo valores sociais, imagem e bullying.

Clicar aqui
 

Quando Nietzsche chorou

Sinopse

Baseado no best-seller Irvin Yalom, conta o encontro fictício (mas personagens e alguns fatos reais) entre o filósofo Nietzsche e o médico Josef Breuer, professor de Sigmund Freud.

Nietzsche é ainda um filósofo desconhecido e com tendência suicidas. Breuer passa por uma má fase após ter se envolvido com uma paciente, Bertha , com quem cria uma obsessão sexual e fica atormentado.

Breuer é procurado por Lou Salome, amiga de Nietzsche, com quem teve um relacionamento atribulado. Ela está empenhada em curá-lo de seu desespero, assim pede ao médico que o trate com sua controversa técnica da “terapia através da fala”.

O tratamento vira uma verdadeira aula de psicanálise, onde os dois terão que mergulhar em si próprios, num difícil processo de auto-conhecimento. Eles então descobrem o poder da amizade e do amor.

 
Pollock

Em agosto de 1949, a revista Life publicou em sua capa uma manchete dizendo: "Jackson Pollock: Será ele o maior artista vivo dos Estados Unidos?". Já conhecido no mundo da arte de Nova York, Pollock agora passava a ser conhecido nacionalmente como a primeira celebridade americana no mundo das artes plásticas e seu estilo corajoso e radical de pintura ditava os rumos da arte moderna. Mas os tormentos que atingiam Pollock em toda sua vida e que o ajudaram no início de carreira a criar sua arte original começaram a afligí-lo cada vez mais. Lutando contra si mesmo, Pollock entrou então numa espiral decadente que fez com que destruísse seu casamento, sua promissora carreira e sua própria vida.

 

Bicho de sete cabeças

Uma viagem ao inferno manicomial. Esta é a odisséia vivida por Neto (Rodrigo Santoro), um adolescente de classe média, que leva uma vida normal até o dia em que o pai (Othon Bastos) o interna em um manicômio depois de encontrar um baseado no bolso de seu casaco. O cigarro de maconha é apenas a gota d’água que deflagra a tragédia da família.
Neto é um adolescente em busca de emoções e liberdade, que tem suas pequenas rebeldias incompreendidas pelo pai. A falta de entendimento entre os dois leva ao emudecimento na relação dentro de casa e o medo de perder o controle do filho vira o amor do avesso.
Internado no manicômio, Neto conhece uma realidade completamente absurda, desumana, em que as pessoas são devoradas por um sistema manicomial corrupto e cruel. A linguagem de documentário utilizada pela diretora empresta ao filme uma forte sensação de realidade, que aumenta ainda mais o impacto das emoções vividas por Neto.
No manicômio, Neto é forçado a amadurecer. As transformações por que ele passa transformam sua relação com o pai.

 

Uma mente brilhante

John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.
 

Jornada da alma

Em 1905, uma jovem russa com problemas psicológicos é internada em Zurique e tratada pelo psicanalista Carl Gustav Jung, que aplica os ensinamentos do seu professor, Sigmund Freud. A paciente se apaixona pelo médico, recebe alta, retorna para Rússia e se torna também uma psicanalista. Baseado em fatos reais.

 

Textos sobre filmes:

Podem ser enviados por e-mail.